Feedly

22-03-2024

Uma ferramenta que complementa a procura que o saber exige


A aplicação Feedly vai ao encontro da última ferramenta digital analisada, o Google Alerts, é também uma ferramenta que auxilia o jornalista, ou qualquer outra pessoa que procure determinados assuntos, na procura e reunião de informação relevante e específica.

Tal como no Google Alerts, o feedly, possibilita que a informação esteja organizada num só local, através de um sistema de seguimento de fontes selecionadas pelo leitor, facilitando o trabalho de procura e organização, assim como o acesso rápido e eficiente a informações de múltiplas origens, o que por sua vez economiza tempo e esforço que seriam gastos na navegação de diversos sites.


A possibilidade de criar diferentes categorias e pastas para organizar as fontes de acordo com os interesses e necessidades específicas permite que o jornalista mantenha um fluxo de trabalho estruturado e centralizado. Além do mais a inteligência artificial do Feedly ajuda a destacar as notícias mais relevantes e a filtrar o ruído.

Ao contrário do Google Alerts, o feedly possibilita salvar artigos para ler offline, o que representa uma grande vantagem desta ferramenta, especialmente para aquele que regularmente se encontrão em campo ou em locais sem acesso a rede ou internet.


Por pertencer à Google, a ferramenta Google Alerts acaba por não fornecer informação de sites, blogs, fóruns, etc, que não estão indexados à rede, o Feedly pode ajudar nesta questão, contudo é relevante lembrar a app  baseia-se em feeds RSS, e nem todos os sites de notícias utilizam esta tecnologia, o que pode resultar numa cobertura incompleta de fontes de informação.

Além de todas as vantagens inumeradas, a integração de outras plataformas como Evernote, Trello e Slack aumentam a conectividade e a eficiência do Feddly, permitindo assim que o jornalista compartilhe e colabore com as suas equipas de forma mais eficaz.

Uma das maiores desvantagens desta ferramenta é o facto de determinadas funcionalidades estarem bloqueadas (Como por exemplo o Feedly AI) e exigirem a compra do Feedly Pro, o que pode representar custos insuportáveis para alguns.

Com a capacidade de seguir inúmeras fontes, há o risco de sobrecarga de informações e o jornalista precisa de ser disciplinado ao selecionar as fontes para evitar a dispersão e a perda de foco.

Nomeadamente para jornalistas, o Feedly não é apenas uma plataforma para consumir notícias, mas uma aliada estratégica que pode transformar a forma como as informações são organizadas e utilizadas. Ao integrar o Feedly no seu arsenal de ferramentas, o jornalista pode oferecer conteúdos mais ricos e bem-informados para o público.


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora